14/06/2010

Futebol Paixão nacional

Já vou logo avisando: se você não gosta de futebol, nem termine de ler, pois eu vou é falar bem de futebol. Sou uma apaixonada por futebol, agora então em época de copa é demais, claro, tirando aquele barulho das vuvuzelas que parecem mais um enxame de abelha.

Nós respiramos futebol o ano inteiro, e nos acostumamos com isso, pense bem... Lá em janeiro, quando já se deu por acabado o Brasileirão, começam os jornais esportivos a falar de treinos e mais treinos, compra de jogadores e técnicos. Após esta fase vem o nosso gauchão, a nossa rivalidade, onde amigos brigam, namorados separam-se, aquela loucura! Passam-se alguns meses e lá vem o brasileirão novamente, nós, às vezes colorados ou gremistas, enraivados pela final do gauchão que provavelmente alguém perdeu no grenal, vamos lá em meia libertadores começar o brasileirão.

O ano vai se passando, estudar e trabalhar, de vez em quando uma ida ao estádio de futebol, quando o dinheiro não está curto porque, pelo amor de Deus, aqueles ingressos são piores que assalto a mão armada, não dá para comparecer todo o domingo. O povo brasileiro é apaixonado por futebol e nós gaúchos pelo NOSSO futebol. Por que digo isso? Porque nós POSSUIMOS um povo diferenciado, que ama sim o Brasil mais além de tudo AMA o RIO GRANDE DO SUL. O RIO GRANDE do futebol, do samba e do pagode, do pop e do rock, somos uma mistura de povo, de etnias e, você pode não concordar comigo, essa tal paixão pelo futebol nos faz muitas vezes mais unidos e cada vez mais apaixonados pelo lugar onde moramos, fazendo frio ou não, porque faz frio nessa pontinha de mapa!

Ganhando ou perdendo, gostando ou não dos jogadores que estão no seu time ou do treinador, nenhum time é perfeito ao não ser o da copa de 2002, esse sim perfeito para mim! O que interessa é torcer e ser feliz com seu time e também torcer pelo Brasil! Tá certo que antes de Brasileiros somos gaúchos, mas o Brasil está em nós, assim como o Grêmio e também o Inter, assim como a mistura de negros e brancos, nós somos um, querendo ou não, futebol é sim paixão nacional, por mais que seja cansativo ouvir falar de futebol a cada telejornal, mas já pensou se tivéssemos que escutar todos os dias o horário político? Íamos lembrar TODOS OS DIAS que deputados trabalham de 4 á 6 horas por dia e ganham cinco vezes mais que nós, então AGRADEÇA por ter de escutar e falar de futebol todos os dias!

À seleção brasileira, BOA SORTE, que tudo dê certo, e que vocês voltem ao Brasil com o nosso HEXA!


Cris Noronha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário